Corpo: 4 dicas pra acabar com as espinhas!

Elas são as verdadeiras vilãs de qualquer adolescente, e aparecem justo quando a gente tem aquela festa bapho pra ir, não é mesmo?! Mas com uma rotina de cuidados podemos ter uma pele perfeita – ou quase-. Pesquisei um pouco sobre o assunto e selecionei as dicas que eu achei importantes:

1. Limpe o rosto todos os dias!

  • Lave o rosto duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir) com sabonetes ati-sépticos ou para peles oleosas. Atenção: repetir o processo mais de duas vezes aumenta a oleosidade.
  • Após lavar o rosto passe um tônico facial. Procure por aqueles que levam ácido salicílico. O componente controla a oleosidade e limpa os poros.
  • Antes de sair de casa, pela manhã, não se esqueça do protetor solar. Existem versões sem óleo na fórmula. Use e abuse pra ter uma pele sem espinhas e sem manchas do sol! #ficaadik (;

2. Não esprema a espinha!

Mas, se a vontade for incontrolável, apoie uma pedra de gelo sobre a espinha por 20 segundos (ele dá uma anestesiada na região). Daí, cubra os dedos indicadores com lenço de papel ou gaze e esprema com cuidado. Saiu tudo? Passe gel secante para não inflamar.

3. Use o make ao seu favor!

Alie-se ao make para disfarçar as espinhas. Primeiro aplique uma base livre de óleo em todo o rosto. Em seguida, suje o dedo com corretivo verde e aplique sobre o avermelhado da região. Por cima, passe o seu corretivo normal e finalize com pó. Aposte nas maquiagens minerais, que não costuma dar espinhas!

4. Espinhas internas

Elas são mais doloridas porque nascem nas camadas mais profundas da pele. Por isso, é quase tarefa impossível tirá-las. O jeito é ter paciência e aplicar um gel secativo que vai penetrar nos poros. E tente não espremer!

Mitos e Verdades

  • Acne é coisa só de adolescente? Mito. Após a puberdade, a acne pode aparecer em qualquer etapa da vida do ser humano, pois depende do estímulo hormonal de cada pessoa e da produção das glândulas sebáceas, além de outros motivos. Algumas mulheres têm alteração hormonal resultante de ovário policístico e é importante diagnosticar o quanto antes.
  • Existem tratamentos que podem acabar com a acne para sempre? Verdade. Alguns métodos podem acabar com o problema de vez. Todos eles precisam ser indicados pelo médico e a chance de cura chega a 85%. Mas é importante o diagnóstico de um especialista, pois os tratamentos variam de pessoa para pessoa.
  • Comer chocolate dá espinhas? Mito– uhuuul- . Estudos recentes mostram que uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico – como doces, pães e biscoitos – levam a uma alteração na resistência à insulina, o que estimularia o aparecimento da acne. Entretanto, essa relação é hormonal e indireta, pois a gordura que comemos não vai para a pele.
  • A acne pode durar a vida inteira:? Verdade – oh god-. Homens e mulheres podem desenvolver acne de todos os tipos e em qualquer idade após a adolescência. Por isso é indicado tratá-las sempre, para evitar que ela deixe cicatrizes no corpo, principalmente no rosto.
  • Qualquer creme ou gel anti-acne resolve o problema? Mito. O uso de produtos oleosos como cremes e filtros solares não adequados promovem o aparecimento ou pioram o quadro de acne. São indicados géis com ácidos salicílico, retinóico e glicólico, sob orientação do dermatologista. Para a limpeza, deve-se usar sabonetes desengordurantes, mas não em excesso.
  • Apertar a espinha pode causar danos irreversíveis na pele? Verdade. Ao apertar a espinha, corre-se o risco de aumentar a inflamação e deixar uma cicatriz ainda maior que pode ser permanente.

Espinha é coisa séria galera, por isso não podemos bobiar. Aproveitem as dicas e cuidem-se! (;

Fonte: Revista Capricho, edição nº 1153 

Blog da Saúde.

Anúncios
Esse post foi publicado em Corpo e marcado , , , por Liz Santos. Guardar link permanente.

Sobre Liz Santos

Liz Santos, 16 anos, libriana, nascida em campinas –sp . Apaixonada por laços, caveiras, fotografias, livros, moda, skate, livros, chocolates, balas e cupcake. Um projeto de escritora, amo escrever – mesmo que as vezes só saiam besteiras -, futura jornalista e com uma mania super incontrolável de hipérboles. ADORO desenhos animados - em especial Os Simpsons e Bob Esponja -. Louca pela Avril Lavigne e os meninos do ATL *u*. Meu livro preferido desde o mês passado é A Ultima Música. Ficar horas na internet é meu hobby - seguido logo depois de dormir e comer -. Gosto de músicas dançantes e coisas que me façam rir. Valorizo cada pequeno detalhe da vida. Adoro pandas - meu sonho é encontrar um panda anão pra trazer pra casa*u* - e series como Two and a Half Man e Gossip Girl. Criei o Sonhos de Uma Manhã, no dia 5 de setembro de 2012, como uma distração pra ocupar minhas horas vagas e para poder dividir minhas histórias, dicas e meu amor por moda e escrever . Eu sempre tive vontade de ter um blog, e de um tempo pra cá essa vontade aumentou, mas eu tinha medo de não dar certo e blábláblá. Ai, tomei vergonha na cara e criei coragem pra por esse sonho em prática. Adoro postar todos os dias aqui e tenho minhas leitoras como amigas, que me fazem um bem danado quando eu entro aqui todos os dias e vejo quanta gente, de tantos lugares diferentes até mesmo do mundo lêem diariamente o que eu escrevo. E sinceramente? Isso é muito gratificante. E se tem uma coisa que eu me arrependo até hoje é de não ter criado esse blog antes.

Deixe Seu Comentário Sobre o Post... (:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s