Ciúmes: Como lidar?

No começo do namoro tudo é lindo, mil maravilhas. Mas com o tempo e a convivência vem o medo de perder, e consequentemente o ciúmes, que muitas vezes é motivo para brigas e acabar com o clima do namoro! Por isso, resolvi fazer um post pra dar umas dicas pras ciumentas de plantão aprenderem a controlar esse sentimento muitas vezes chato de sentir e garantir que o namoro vá pra frente:

Não importa se é namorado ou ficante, quando nós nos sentimos inseguras com relacionamento, muitas vezes vemos coisas onde não tem, e acabamos pegando no pé do garoto. O problema todo é que, em 99,9% das vezes, passamos o recado de um jeitinho não muito inteligente: armamos um bico daqueles, partimos para a discussão ou simplesmente “colamos” no menino, para evitar que ele chegue ainda mais longe. Quando o ciúme passa a ser a companhia frequente do casal, a relação se complica.

O ciúme excessivo é capaz de transformar a vida dos dois num inferno, e em vez de namorar, de se divertirem juntos, eles usam todo o tempo para as cobranças, as queixas, as brigas. Assim, não há amor ou paixão que resista. E na tentativa de evitar que o garoto se interesse por outra que, muitas vezes, deixamos – sem querer – a relação ainda mais vulnerável para que isso aconteça. Afinal de contas, ninguém gosta de passar muito tempo perto de uma pessoa desagradável.

O MEIO TERMO!

Não dá pra bancar a general e grudar no pé do gato e também não vale engolir a raiva sempre que o menino dá uma bola fora. Quando ele realmente der motivos, você tem todo direito de manifestar a sua raiva. Aliás, é até bom fazer isso, pois o mínimo de respeito é fundamental numa relação. Estabelecer alguns limites, e disser que tipo de atitudes você tolera e o que não está afim de aturar, também é importante. O segredo é evitar gritarias, humilhações, choradeiras e afins. Chame-o para conversar quando estiver mais calma, seja sincera e conte porque ficou chateada e diga que não gostaria que aquela situação se repetisse. E lembre-se joguinhos para chamar a atenção dele, como tentar provocar ciúme nele também, são comportamentos bastante arriscados.

Xô ciúme,

Ceninhas de ciúme com o pretendente todos os dias, não é legal, entender que o ciúme não tem nada a ver com amar ou gostar, mais sim com a dificuldade em se aceitar, e essencial! Outra dica importante é tentar redirecionar sua atenção. Ao invés de  passar a tarde toda fuçando no perfil do menino no face atrás de recadinhos e curtidas que possam denunciar algum deslize do gato, pegar um cineminha com as amigas é uma boa pedida. E durante o futebol dele não ligue umas 400 vezes pra saber que horas ele volta, vá ao salão se produzir para ficar mais bonita e impressona-lo quando ele chegar. Possibilidades de lazer além do namoro é um caminho para fugir do ciúme. Ficar correndo atrás dele toda hora não é legal, além dele se irritar vai ficar convencido e você vai perder todo o seu valor.

Para ter um namoro feliz e duradouro não basta só amar, tem que respeitar a privacidade do outro. E não tente em hipótese alguma tentar controlar a vida dele, a regrinha do “não faça com os outros o que você não gosta que façam com você” também vale para o namoro/ficada, se você não gostaria que ele te proibisse de conversar com os seus amigos – homens – então não o proíba de conversar com as amigas dele. Fazendo assim vocês poderão ser felizes até ficarem bem velhinhos! :`)

Fonte: Revista Atrevida, número 180 – 2009

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento e marcado , , , , por Liz Santos. Guardar link permanente.

Sobre Liz Santos

Liz Santos, 16 anos, libriana, nascida em campinas –sp . Apaixonada por laços, caveiras, fotografias, livros, moda, skate, livros, chocolates, balas e cupcake. Um projeto de escritora, amo escrever – mesmo que as vezes só saiam besteiras -, futura jornalista e com uma mania super incontrolável de hipérboles. ADORO desenhos animados - em especial Os Simpsons e Bob Esponja -. Louca pela Avril Lavigne e os meninos do ATL *u*. Meu livro preferido desde o mês passado é A Ultima Música. Ficar horas na internet é meu hobby - seguido logo depois de dormir e comer -. Gosto de músicas dançantes e coisas que me façam rir. Valorizo cada pequeno detalhe da vida. Adoro pandas - meu sonho é encontrar um panda anão pra trazer pra casa*u* - e series como Two and a Half Man e Gossip Girl. Criei o Sonhos de Uma Manhã, no dia 5 de setembro de 2012, como uma distração pra ocupar minhas horas vagas e para poder dividir minhas histórias, dicas e meu amor por moda e escrever . Eu sempre tive vontade de ter um blog, e de um tempo pra cá essa vontade aumentou, mas eu tinha medo de não dar certo e blábláblá. Ai, tomei vergonha na cara e criei coragem pra por esse sonho em prática. Adoro postar todos os dias aqui e tenho minhas leitoras como amigas, que me fazem um bem danado quando eu entro aqui todos os dias e vejo quanta gente, de tantos lugares diferentes até mesmo do mundo lêem diariamente o que eu escrevo. E sinceramente? Isso é muito gratificante. E se tem uma coisa que eu me arrependo até hoje é de não ter criado esse blog antes.

Deixe Seu Comentário Sobre o Post... (:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s