Culinária: Pirulitos de Alfajor

Na cozinha do SDM, hoje teremos uma receita pra lá de gostosa… Alfajor! Não sei pra vocês, mas para mim esse doce tem gostinho de infância, quando voltava do colégio sempre passava na padaria perto de casa e comprava o famoso “Alfajor da Turma da Mônica”. E desde então sou apaixonada por esse doce tipico de países como Espanha e nossos “hermanos”  argentinos! Então mão na massa e Let’s go cook!!

580212_581738695200585_1761462163_n

Ingredientes:

Massa:

– 90g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

– 70g de açúcar

– 1 colher de sopa de mel

– 1/2 colher de sopa de raspas de casca de laranja

– 1 ovo

– 180g de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de cacau em pó

– 1/2 colher de chá de sal

– 1/2 colher de chá de fermento em pó

Recheio:

– 1 xícara de doce de leite (se for argentino, melhor)

Cobertura:

– 300g de chocolate ao leite

Modo De Preparo:

Faça a massa: Numa tigela grande, bata a manteiga, o açúcar, o mel e o ovo até virar um creme. Junte a casca de laranja e peneire os ingredientes secos sobre o creme. Misture muito bem (vai ficar uma massa firme, porém meio pastosa). Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por uma hora para firmar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200° e forre duas assadeiras com papel manteiga.

Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra a massa até fica com 0,5cm de espessura. Corte em rodelas com um cortador de 3cm de diâmetro, se for fazer mini alfajores, ou de 6cm se quiser dos grandes, e transfira para as assadeiras preparadas. Asse por 8 a 10 minutos, mas não é preciso deixar dourar. Os biscoitinhos ficam secos, porém macios. Deixe esfriar na assadeira.

Montagem: Aplique uma colher de café cheia de doce de leite em metade dos biscoitos. Se for fazer pirulitos, coloque os palitos sobre o doce de leite e cubra com a outra metade dos biscoitos que sobraram.

Forre uma superfície de trabalho com papel manteiga e corte a folha de transfer, se for usar.

Derreta e tempere o chocolate. Com a ajuda de um garfo, banhe os alfajores e escorra o excesso – não segure pelo palito do pirulito, pois nesse estágio somente o doce de leite não sustenta o doce o suficiente para banhar. Apóie os alfajores sobre o papel manteiga, aplique o transfer em cada um e deixe secar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos para retirar. Feito isso é só se deliciar com os seus maravilhosos Pirulitos de Alfajor… ¡Buen provecho! :3

 

Publicado em Culinária por Liz Santos. Marque Link Permanente.

Sobre Liz Santos

Liz Santos, 16 anos, libriana, nascida em campinas –sp . Apaixonada por laços, caveiras, fotografias, livros, moda, skate, livros, chocolates, balas e cupcake. Um projeto de escritora, amo escrever – mesmo que as vezes só saiam besteiras -, futura jornalista e com uma mania super incontrolável de hipérboles. ADORO desenhos animados - em especial Os Simpsons e Bob Esponja -. Louca pela Avril Lavigne e os meninos do ATL *u*. Meu livro preferido desde o mês passado é A Ultima Música. Ficar horas na internet é meu hobby - seguido logo depois de dormir e comer -. Gosto de músicas dançantes e coisas que me façam rir. Valorizo cada pequeno detalhe da vida. Adoro pandas - meu sonho é encontrar um panda anão pra trazer pra casa*u* - e series como Two and a Half Man e Gossip Girl. Criei o Sonhos de Uma Manhã, no dia 5 de setembro de 2012, como uma distração pra ocupar minhas horas vagas e para poder dividir minhas histórias, dicas e meu amor por moda e escrever . Eu sempre tive vontade de ter um blog, e de um tempo pra cá essa vontade aumentou, mas eu tinha medo de não dar certo e blábláblá. Ai, tomei vergonha na cara e criei coragem pra por esse sonho em prática. Adoro postar todos os dias aqui e tenho minhas leitoras como amigas, que me fazem um bem danado quando eu entro aqui todos os dias e vejo quanta gente, de tantos lugares diferentes até mesmo do mundo lêem diariamente o que eu escrevo. E sinceramente? Isso é muito gratificante. E se tem uma coisa que eu me arrependo até hoje é de não ter criado esse blog antes.

Deixe Seu Comentário Sobre o Post... (:

